Segundo Jorge Larrosa “O que somos ou, melhor ainda, o sentido de quem somos, depende das histórias que contamos e das que contamos a nós mesmos”. Comungando deste princípio, alguns elementos da Associação de Pais deste Centro Escolar, decidiram apresentar aos alunos uma história “A Mentira tem Perna Curta”, de Rosy Gadda Conti (texto e ilustração). Trata-se da história de uma pequena coleccionadora de mentiras, Adalgisa; tinha tantas, tantas, que já não sabia onde as guardar. “Costuma-se dizer que as mentiras têm pernas curtas, cabeça de pêra, pescoço comprido, corpo coberto de pêlos e os olhos tortos, que são grandes e metediças ou pequenas e mal-educadas”.
– Será mesmo assim?
Este divertido livro contém 68 mentiras: gordas, magras, altas, baixas, compridas, esticadas, peludas, escorregadias, feias, bonitas! Será que os mais pequenos as conseguem descobrir?
No dia 15 de Outubro, na turma 30, os alunos do 4º ano, depois de assistirem à leitura da história, falaram sobre a mentira e os seus efeitos nefastos, tendo havido espaço para uma reflexão conjunta. Daqui a algum tempo, irá surgir uma biblioteca temporária de "mentiras enfrascadas".
Sabemos que o processo de estímulo à aprendizagem da leitura não é inato, nem se ensina, mas nasce e consolida-se ao longo da prática quotidiana, desenvolvendo-se de forma gradual, por isso esta foi mais uma estratégia utilizada na árdua tarefa de fomentar na criança o hábito da leitura.
Associação de Pais
Associação de Pais
Sem comentários:
Enviar um comentário